Incompetência é um hábito
Segundo o dicionário, incompetência é a inabilidade de fazer algo com sucesso. Na minha opinião, é mais que isso. É o hábito de aceitar o fracasso, as coisas malfeitas, e de dar desculpas por isso. Fracasso e mediocridade são incrivelmente viciantes. Você falha em alguma coisa ou faz algo meia-boca e as consequências não são boas mas também não tão ruins. Você perdeu algo, mas não perdeu muito. Foi chamado a atenção, deu alguma desculpa, ou pediu desculpas, mas ficou por isso mesmo.
Adivinhe o que vai acontecer da próxima vez?
Você vai fracassar e ser medíocre de novo. E de novo. E claro, sempre terá alguma perfeita desculpa para justificar tudo. Na ponta da língua.
O problema, na verdade, é que você desenvolveu o hábito da incompetência. Talvez isso começou lá na sua infância, com pais tão habituados à incompetência quanto você. Mas não vamos culpá-los totalmente por algo que no fundo é sua escolha. Afinal, você já não é mais criança.
Talvez você tenha sempre sido superprotegido por pessoas ao seu redor, que gostam de você, e por isso lhe pouparam das consequências de sua incompetência. Em querendo lhe amar, elas lhe impediram de aprender as duras lições que só a vergonha do fracasso e a perda de algo valioso podem ensinar.
A boa notícia é que a competência também é um hábito. Você pode inverter sua maneira de pensar, falar e agir e deixar de ser um incompetente em série.
Comece abandonando as desculpas. Eleve seus padrões. Espere somente o melhor de si mesmo e dos outros. Repita o processo.
renatocardoso.com |
No comments:
Post a Comment